Encefalites

O que é encefalite?

Encefalite é uma condição rara que causa inflamação do cérebro, sendo mais frequentemente causada por um vírus.

OBS: Você perceberá a semelhança deste texto, em alguns aspectos, com quadros de meningites (ver texto específico sobre Meningites no site), e muitas vezes os quadros de encefalites e meningites sobrepõem-se, determinando o que chamamos de “Meningoencefalites”.

Entretanto, essa divisão didática dos diagnósticos ajuda na diferenciação dos agentes infecciosos que causam essas doenças, para que possamos explicar melhor os tratamentos instituídos na maioria das vezes.

Quais são os sintomas da encefalite?

Os sintomas incluem:

• Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Confusão ou dificuldade em pensar / dizer frases que não fazem sentido;
  • Problemas para engolir ou falar;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Fraqueza em um lado do corpo;
  • Convulsões – podem fazer o paciente desmaiar, ou se mover ou se comportar estranhamente.

Como é feito o diagnóstico de encefalite?

Seu médico solicitará alguns exames para analisar se você tem encefalite e descobrir o que a causou, bem como para verificar se você não tem uma condição diferente. Os testes incluem:

• Análises do sangue;
  • Punção lombar (para análise do líquido cefalorraquidiano) – Durante esse procedimento, o médico colocará uma agulha fina na parte inferior das costas e removerá uma pequena quantidade de líquido espinhal, que é o fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Esse líquido será então analisado para avaliar a presença ou não de infecção. Em alguns casos, antes da realização da punção lombar, será indicada realização de um exame de Tomografia Computadorizada do Cérebro, para avaliar se existe alguma contraindicação para a realização da punção.

Como é tratada a encefalite?

O tratamento é feito em hospital, com medicamentos aplicados via endovenosa (diretamente na veia do paciente), que podem incluir:

• Aciclovir, que é utilizado no tratamento de infecções causadas por certos vírus;
  • Antibióticos, que são medicamentos para tratar infecções causadas por bactérias, se esse for o caso.

A encefalite pode ser prevenida?

Às vezes. Alguns dos vírus que causam encefalite são espalhados por picadas de mosquito ou carrapato. Você pode reduzir suas chances de contrair encefalite, evitando esses tipos de mordidas. Para tanto, você deverá:

• Permanecer dentro de casa durante a madrugada e ao entardecer, para evitar as picadas de mosquitos;
  • Usar sapatos, camisas de manga comprida e calças compridas quando sair, especialmente ao entardecer;
  • Usar repelentes na pele;
  • Eliminar o acúmulo de água parada, onde os mosquitos se reproduzem;
  • Verificar se há carrapatos no corpo após permanecer ao ar livre ou em contato com cães.