Cefaleias

Cefaleias – Dores de Cabeça

Cefaleias (Dores de Cabeça)

Dores de cabeça podem ser bastante debilitantes, atrapalhando bastante o dia a dia do paciente, porém a maioria das dores de cabeça não é causada por distúrbios ameaçadores à vida. Na maioria dos casos, o médico neurologista realizará o diagnóstico da origem da dor de cabeça apenas com a história clínica e o exame neurológico completo.

Em alguns casos, entretanto, poderá ser indicada a realização de alguns exames complementares, como será abordado mais adiante no texto, para que o médico exclua causas secundárias de dores de cabeça, como alguns casos de infecções ou tumores do sistema nervoso central, que são mais raros que as causas primárias de dores de cabeça.

Existem diferentes tipos de cefaleia?

Sim. Existem diferentes tipos de dor de cabeça. Os 02 tipos mais comuns são:

• Dores de cabeça tipo tensão;
  • Dores de cabeça tipo enxaqueca.

A Cefaleia tipo tensão (Cefaleia Tensional) costuma ser caracterizada por: uma dor em pressão ou aperto, em torno do pescoço e em ambos os lados da cabeça; de leve a moderada intensidade; que não piora com atividade física; e associada a sensibilidade dos músculos da cabeça, pescoço ou ombros.

A Cefaleia tipo Enxaqueca (Migrânea) caracteriza-se por uma dor de cabeça pulsátil/latejante, de localização unilateral, de moderada a grave intensidade, que pode piorar com a luz, ruído e atividade física, além de náuseas e vômitos em alguns casos. Costuma ter duração de algumas horas, porém pode durar até 03 dias.

Em alguns casos, pode ser precedida por aura (um complexo de sintomas neurológicos que acontecem imediatamente antes ou no início da dor de cabeça da enxaqueca, embora não sejam obrigatórias e nem sempre sejam sucedidas pela dor).

Além desses dois tipos, existem ainda outras causas de dores de cabeça, como por exemplo a Cefaleia Crônica Diária e a Cefaleia em Salvas, entre outras; o médico neurologista classificará a dor de cabeça apresentada pelo paciente, de forma a indicar o melhor tratamento a partir de então.

Existe alguma coisa que eu possa fazer para me sentir melhor quando tenho uma dor de cabeça?

Sim. Algumas pessoas sentem-se melhor se:

• Deitarem-se em um quarto fresco, escuro e silencioso (o que funciona melhor para enxaquecas);
  • Tomarem medicamentos para dor (mas consulte o seu médico antes de tomar quaisquer novos medicamentos se tiver alguma doença associada ou se já tomar medicamentos controlados, ou seja, que exigem receita médica).

Existe alguma coisa que eu possa fazer para evitar dores de cabeça?

Sim. Algumas pessoas acham que suas dores de cabeça são desencadeadas por certos alimentos ou por algumas atividades que realizam. Para evitar dores de cabeça no futuro, você pode manter um “calendário de dor de cabeça.” No calendário, anote cada vez que você tiver uma dor de cabeça e o que você tiver comido e feito antes de começar. Dessa forma, você pode descobrir se há algo que você deve evitar comer ou fazer. Você também pode anotar o medicamento que você tomou para a dor de cabeça e se ajudou ou não.

Alguns desencadeadores comuns incluem:

• Estresse;
  • Pular refeições ou comer muito pouco;
  • Ingerir pouca ou muita cafeína;
  • Dormir demais ou muito pouco;
  • Consumo de álcool;
  • Certas bebidas ou alimentos, como vinho tinto, queijo envelhecido e cachorro-quente.

Algumas mulheres têm dores de cabeça tipo enxaqueca pouco antes de seu período menstrual. Se isso acontecer com você, converse abertamente com seu médico. Existem medicamentos que podem ajudar nesses casos.

Quando devo consultar um médico com urgência?

Consulte um médico imediatamente se:

• Sua dor de cabeça surgir subitamente, rapidamente se tornar grave ou puder ser descrita como “a pior dor de cabeça de sua vida”;
  • Apresentar febre ou “pescoço rígido” com a dor de cabeça;
  • Apresentar uma convulsão, alterações de personalidade ou confusão, ou se você desmaiar;
  • Sua dor de cabeça tiver iniciado logo após você ter se exercitado ou após um trauma, mesmo que considerado leve;
  • Apresentar dores de cabeça novas, especialmente se estiver grávida ou tiver mais de 40 anos;
  • Apresentar fraqueza, dormência ou dificuldade em enxergar (dores de cabeça de enxaqueca podem às vezes causar esses sintomas, mas você deve procurar ajuda médica tão logo os mesmos ocorram).

Você também deve consultar um médico se você tiver dores de cabeça frequentemente ou se suas dores de cabeça forem intensas/graves, ou ainda se ocorrer uma mudança repentina no padrão das dores de cabeça apresentadas previamente.

Nesses casos descritos acima, poderá ser indicado um exame de imagem (Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética), após uma avaliação clínica minuciosa, ou até mesmo poderá ser indicado exame de punção lombar, para análise do Líquido Cefalorraquidiano.

Como é tratada a dor de cabeça?

Existem muitos medicamentos prescritos que podem aliviar a dor de cabeça, sendo que alguns deles exigem receita médica.
O remédio certo para você vai depender do tipo de dor de cabeça que você tiver no início, além de sua frequência e de sua intensidade.

Se você tiver dores de cabeça frequentemente, converse com seu médico para encontrar um tratamento que o ajude. Não tente gerenciar dores de cabeça frequentes por conta própria com medicamentos para dor sem receita médica. Tomar medicamentos sem receita médica muitas vezes pode realmente causar mais dores de cabeça, em uma espécie de ciclo vicioso, que mais tarde será difícil de resolver.

O uso excessivo de analgésicos pode aumentar, portanto, o risco de desenvolver dores de cabeça pelo uso excessivo de medicamentos. Converse com seu médico para evitar esse tipo de dor de cabeça; ele orientará o máximo de comprimidos que você deverá utilizar durante o mês.

Em caso de dores de cabeça frequentes e/ou muito intensas, poderá ser necessário o uso de medicação preventiva.

Dores de cabeça e tumor cerebral

Dores de cabeça ocorrem em aproximadamente 50% das pessoas que têm tumores cerebrais. No entanto, dores de cabeça são muito comuns e tumores cerebrais são raramente encontrados em pessoas que são avaliadas por essa queixa de dores de cabeça.

Muitas pessoas com tumores cerebrais têm dores de cabeça crônicas que são piores com a inclinação do tronco para frente ou ocorrem com náuseas e vômitos, embora esses sintomas também possam ocorrer com dores de cabeça não relacionadas a um tumor cerebral. Sendo assim, procure um neurologista para a realização de um exame neurológico completo e para a avaliação adequada do seu tipo de dor de cabeça.

O que devo saber se meu filho ficar com dor de cabeça?

As crianças podem ter os mesmos tipos de dores de cabeça que os adultos, mas também podem ter dores de cabeça em situações em que os adultos geralmente não apresentam. Por exemplo, as crianças muitas vezes têm dores de cabeça em vigência de um resfriado.

Leve o seu filho ao médico de imediato (sem dar quaisquer medicamentos) se o seu filho tiver uma dor de cabeça que:

• Inicie após uma lesão na cabeça;
  • Seja grave ou aconteça com outros sintomas, tais como:
    • Febre (temperatura superior a 38ºC);
    • Vômitos;
    • Alterações na visão ou visão dupla;
    • Dor ou rigidez no pescoço;
    • Confusão;
    • Perda de equilíbrio ou instabilidade.