AVC

AVC – Acidente Vascular Cerebral

O que é AVC?

O AVC (ou “derrame”, como é popularmente conhecido) é o termo que os médicos usam quando uma parte do cérebro morre devido à falta de suprimento sanguíneo por muito tempo, sendo uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. Entretanto, o tratamento precoce e medidas preventivas podem reduzir o dano cerebral decorrente do AVC de forma significativa.

Existem dois tipos principais de AVC: os causados por um bloqueio em um vaso sanguíneo no cérebro (tipo mais comum) e aqueles causados por sangramento no cérebro ou área circundante.

Os sintomas de um acidente vascular cerebral podem começar de forma súbita ou ao longo de horas ou dias, dependendo do tipo de AVC. Em ambos os tipos de acidente vascular cerebral, uma ou mais áreas do cérebro podem ser danificadas. Dependendo da área afetada, uma pessoa pode perder a capacidade de mover um lado do corpo, a capacidade de falar, ou uma série de outras funções.

Os danos causados por um acidente vascular cerebral podem ser temporários ou permanentes, e o prognóstico dependerá de diversos fatores, tais como a extensão do dano cerebral e a precocidade da instituição do tratamento.

Quais os tipos principais de AVC?

Abaixo, especificamos os dois tipos principais de AVC:

• AVC isquêmico – é causado por um bloqueio (obstrução) em um dos vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e outros nutrientes importantes para o cérebro. Se a artéria permanecer bloqueada por mais de alguns minutos, o cérebro poderá ficar danificado. Esse é o tipo mais comum de AVC, e pode ser de 02 subtipos: trombótico (causado por placas de gordura dentro das artérias) e embólico (causado por coágulo proveniente de outra parte do corpo, frequentemente o coração).
  • AVC hemorrágico – ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro sofrem vazamento ou ruptura, causando sangramento no cérebro ou em torno dele. “Hemorragia” é o termo médico para sangramento. Isso pode elevar a pressão dentro da cabeça, que pode causar danos ao cérebro. Além disso, o sangue é irritante para o tecido cerebral, que pode começar a inchar. O AVC hemorrágico pode ser de 02 subtipos: hemorragia intracerebral (causada por pressão arterial elevada ou alguns distúrbios hemorrágicos, como alterações nos fatores de coagulação, por exemplo) e hemorragia subaracnoidea (quando um vaso sanguíneo se rompe, causando dor de cabeça muito forte).

Como os AVCs afetam as pessoas?

Os efeitos de um AVC dependem de vários fatores, incluindo:

• Que parte e quanto do cérebro são afetados;
  • Com que rapidez o AVC é tratado.

Sendo assim, algumas pessoas podem não apresentar sequelas após um AVC, enquanto outras podem perder importantes funções cerebrais, por exemplo ficando parcialmente paralisadas ou incapazes de falar.

Como você pode saber se alguém está tendo um derrame?

Há uma maneira fácil de lembrar os sinais de um acidente vascular cerebral. Basta pensar na palavra “FAST”, com as iniciais sendo provenientes do inglês, ou seja, cada letra na palavra representa um dos ítens que você deve observar:

• “Face” (Rosto) – O rosto da pessoa parece desigual ou inclinado de um lado?
  • “Arm” (Braço) – A pessoa tem fraqueza ou dormência em um ou em ambos os braços? Será que um braço cai se a pessoa tenta segurar os dois braços à frente do corpo?
  • “Speech” (Discurso) – A pessoa está tendo problemas para falar? Seu discurso soa estranho?
  • “Time” (Tempo) – Se você notar algum destes sinais de acidente vascular cerebral, ligue para uma ambulância imediatamente. Você precisa agir RÁPIDO. Quanto mais cedo o tratamento começar, melhores serão as chances de recuperação.

Como os AVCs são tratados?

O tratamento certo depende do tipo de acidente vascular, e a chegada urgente / imediata ao hospital determinará, ou não, o sucesso do tratamento.

Em casos de AVCs Isquêmicos, causados por artérias obstruídas, os tratamentos podem ser:

• Medicamentos que ajudem a reabrir as artérias obstruídas, auxiliando na recuperação completa;
  • Medicamentos que evitem novos coágulos sanguíneos, prevenindo, portanto, futuros AVCs.

Em caso de AVCs Hemorrágicos, causados por sangramentos, os tratamentos podem ser:

• Medicamentos que reduzam o dano causado pelo sangramento dentro ou ao redor do cérebro;
  • Suspensão ou redução da dose de medicamentos que aumentem o sangramento;
  • Realização de cirurgia para reparar a artéria ou parar o sangramento (embora nem sempre seja possível).

Como podemos evitar a ocorrência de AVC?

Muitos acidentes vasculares cerebrais podem ser evitados, embora não todos. Você pode diminuir significativamente sua chance de ter um acidente vascular cerebral das seguintes formas:

Tomando os seus medicamentos exatamente como indicado por seu médico. Medicamentos que são especialmente importantes na prevenção de derrames incluem:

• Medicamentos para pressão arterial;
  • Medicamentos chamados estatinas, que reduzem o colesterol;
  • Medicamentos para prevenir coágulos sanguíneos, como aspirina ou anticoagulantes;
  • Medicamentos que ajudam a manter o nível de açúcar no sangue o mais próximo possível do normal (se tiver diabetes).

Fazendo mudanças no estilo de vida, como:

• Parando de fumar;
  • Fazendo exercício físico regularmente (se o seu médico disser que é seguro) durante pelo menos 30 minutos por dia na maioria dos dias da semana;
  • Perdendo peso, se estiver com excesso de peso;
  • Dieta rica em frutas, legumes e produtos lácteos, e com baixo teor de: gordura, carnes, doces e grãos refinados (como pão branco ou arroz branco);
  • Alimentos com menos sal (sódio);
  • Limitando a quantidade de álcool.

Em alguns casos selecionados, pode ser indicada uma cirurgia para desobstrução dos vasos do pescoço, para a prevenção de acidentes vasculares cerebrais.

O que é um “AIT” ou “Ataque Isquêmico Transitório”?

O AIT é como um derrame, mas não danifica o cérebro, e acontece quando uma artéria no cérebro fica obstruída ou fecha, mas depois reabre espontaneamente. Isso pode acontecer se um coágulo de sangue se forma e depois se afasta ou se dissolve. Sendo assim, AITs são episódios em que uma pessoa apresenta sinais ou sintomas de um acidente vascular cerebral (por exemplo, dormência, incapacidade de falar) que duram pouco tempo, mas sem qualquer sinal de acidente vascular cerebral nos exames de imagem (Tomografia ou Ressonância).

Os sintomas geralmente duram entre alguns minutos e algumas horas, com recuperação completa após esse período. Entretanto, trata-se de um sinal de alerta muito importante de que o paciente encontra-se em alto risco de um AVC, devendo portanto chamar por ajuda médica imediatamente diante da suspeita de um AIT.