Meningites

O que é meningite?

Meningite é uma condição que pode causar febre, dor de cabeça e “pescoço rígido” (rigidez de nuca) que acontece quando os revestimentos que cobrem o cérebro e a medula espinhal (chamados de “meninges”) ficam inflamados ou infectados.

Existem 02 tipos principais de meningite, dependendo de quais germes estão causando a infecção, podendo, contudo, apresentar sintomas semelhantes:

• Meningite Bacteriana: causada por bactérias;
  • Meningite Viral: causada por vírus.

É muito importante que os médicos descubram, o quanto antes, o tipo de meningite que o paciente apresenta, pois a meningite bacteriana é uma emergência médica: se não for tratada rapidamente, poderá levar a graves problemas cerebrais, como perda auditiva ou problemas de aprendizagem, além de poder levar ao óbito.

O objetivo deste texto é a discussão da meningite bacteriana.

Quais são os sintomas da meningite bacteriana?

Os sintomas da meningite bacteriana em geral surgem subitamente, tornando o paciente agudamente doente (em curto período de tempo). Os sintomas comuns incluem:

• Febre (entretanto, algumas pessoas têm uma temperatura que é inferior ao normal em vez de febre, o que chamamos de “hipotermia”);
  • Dor de cabeça;
  • Rigidez no pescoço (isso ocorre com mais frequência em adultos e crianças; os bebês podem não apresentar essa rigidez);
  • Náuseas ou vômitos;
  • Confusão mental ou sonolência excessiva (tornando difícil despertar o paciente);
  • Sensibilidade marcante à luz;
  • Uma erupção cutânea que se assemelha a pontos vermelhos ou púrpura na pele que não desaparecem quando pressionados;
  • Convulsões – podem fazer o paciente desmaiar, ou se mover ou se comportar estranhamente.

Os bebês também podem ter outros sintomas, incluindo:

• Além da sonolência excessiva, irritabilidade maior que o habitual;
  • Dificuldades de alimentação;
  • Abaulamento das fontanelas (as chamadas “moleiras”).

Quando devo procurar atendimento médico de urgência?

• Se você tiver febre, dor de cabeça e “pescoço rígido”, vá para um posto de saúde imediatamente. Se você acha que seu filho tem meningite, faça o mesmo, urgentemente. Como mencionado acima, bebês pequenos e crianças, em geral, podem não apresentar os sinais e sintomas clássicos, e portanto correm risco de vida se o diagnóstico não for feito a tempo. Alguns bebês pequenos com meningite podem apresentar apenas alguns sinais de desconforto para respirar. Os médicos devem ficar sempre atentos à possibilidade de meningite, pois a instituição rápida do tratamento é o que salva vidas!

Existem testes específicos para o diagnóstico de meningite?

Sim. Seu médico solicitará alguns exames para analisar se você tem meningite e descobrir que tipo de bactéria está causando a infecção. Os testes podem incluir:

• Análises do sangue;
  • Punção lombar (para análise do líquido cefalorraquidiano) – Durante esse procedimento, o médico colocará uma agulha fina na parte inferior das costas e removerá uma pequena quantidade de líquido espinhal, que é o fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Esse líquido será então analisado para avaliar a presença ou não de infecção. Em alguns casos, antes da realização da punção lombar, será indicada realização de um exame de Tomografia Computadorizada do Cérebro, para avaliar se existe alguma contraindicação para a realização da punção; entretanto, a tomografia será necessária somente na minoria dos casos, e todo o esforço deverá ser feito para que a tomografia não atrase em demasia a realização da punção e, por conseguinte, a instituição do tratamento, caso seja confirmada a hipótese de meningite.

Como é tratada a meningite bacteriana?

As pessoas são tratadas no hospital com:

• Antibióticos via endovenosa (aplicados diretamente na veia do paciente) – os antibióticos utilizados dependem do tipo de bactéria que está causando a infecção;
  • Líquidos e outros medicamentos via endovenosa – em alguns casos, está indicado o uso de corticosteroides, que ajudam a proteger o seu cérebro dos efeitos do tratamento da meningite bacteriana.

A meningite bacteriana pode ser transmitida de uma pessoa para outra?

Sim. Alguns tipos de bactérias podem ser transmitidos de uma pessoa para outra, dependendo do tipo de bactérias que esteja causando a infecção.

A meningite bacteriana pode ser prevenida?

Em alguns casos, sim. Certas vacinas podem ajudar a prevenir a meningite bacteriana. As vacinas são tratamentos que podem prevenir certas infecções graves, como alguns tipos de meningites por determinadas bactérias.

Para ajudar a prevenir a meningite bacteriana, certifique-se de que você e seus filhos tomaram todas as vacinas para evitar as infecções pelos seguintes agentes:

• Meningococo (Neisseria meningitidis);
  • Pneumococo (Streptococcus pneumoniae);
  • Haemophilus influenzae tipo b, denominado “Hib” (para bebês e crianças pequenas).

Se alguém em sua casa apresentar meningite bacteriana, pergunte ao seu médico se você deverá tomar antibióticos. Às vezes, outras pessoas da família e do convívio social precisarão tomar antibióticos para evitar a infecção.

Além disso, é importante, como forma de prevenção de infecções, lavar sempre muito bem as mãos, especialmente antes das refeições, e não compartilhar copos ou talheres.